Miss Argentina, sem moldura

Se fosse mesmo Argentina, a música deveria ser um tango. Mas é um bolero, e o que me diverte é que Iggy Pop talvez acredite mesmo que fez um tango. Daí me lembro de gringos falando que a capital do Brasil é Buenos Aires. Sempre ouço essa música pensando que houve um esforço para ser específico, para parecer específico, mas que, no fundo, tanto faz a autenticidade – o melhor é ter uma história pra contar.

Lugar Nenhum

Quando Rimsky-Korsakov fez a suíte sinfônica de Sheherazade, se inspirou na compreensão e nas ideias que o Ocidente tinha do Oriente e das Mil e uma noites. Tanto faz a autenticidade – o melhor é ter um imaginário para habitar.

Mulher Nenhuma

She rides a fantasy she hasn’t tested yet

She looks in every mirror to check her silhouette

Pele cor de cobre, voz vermelho-Espanha, uma boca cruel como a morte. Clichés. Versos e rimas redondinhos, detalhes acumulados e incontestáveis de uma mulher impossível. Tanto faz a real possibilidade – bom mesmo é ter uma personagem irresistível pra mostrar.

She’s back with mother now, she’s over twenty five

She’s greedy, lazy and impossible to like

Não é mulher nenhuma, não é Argentina, não é Oriente Médio. Só mais uma tela sem moldura e que, como tal, se espalha sem poder ser contida. Tanto faz a tinta, espera-se apenas que ela escorra e encontre outras ideias pré-concebidas para contaminar.

Buenos Aires, 2014. Foto: Bella Ferraro

6 comentários em “Miss Argentina, sem moldura

  1. Como eu amo te ler e reler e sentir as coisas que vc diz. Tanto faz o tema sobre o qual você escreve – o importante é descobrir uma nuance nova no seu olhar, na sua escuta, na sua leitura. Obrigada por outro presente! 😘

    Curtido por 2 pessoas

  2. Teus recortes, tuas linhas trazem sempre um redemoinho para mexer com o imaginário e mais mais além. E por falar em Argentina, lembrei dos versos de Carito, do Leon Gieco: “em Buenos Aires os sapatos são modernos mas não brilham como em uma praça de um pueblo. Essa imagem, para mim, é magnífica assim como teus textos. Muito obrigado☮️.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Não conhecia os versos do Gieco, capturam uma imagem muito poderosa de urbanização, não? Muito obrigada por compartilhar. Seus comentários são sempre muito pessoais e fico envaidecida pela sua leitura e pelo seu olhar sensível aos meus escritos. Te agradeço por mais esta visita 🙏🏼

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário